.

terça-feira, março 10, 2009

Arte X política no Festival de Curitiba


- “Os dois lados mentem. A senhora não percebe isto?!”.

Diz uma das personagens que é prontamente interrompida pela camareira do teatro:

- “‘Os dois lados mentem’ é coisa da sua cabeça, seu autor. Ele não falaria isto!”.


De um lado, dois personagens da Revolução Francesa, Charlotte Corday e Jaqcues Louis David, debatem sobre o sentido da arte num tempo de revoluções e cabeças cortadas. Do outro, autor e camareira discutem a respeito de qual posição política a peça que ali ocorre deveria tomar: esquerda ou direita.


Assim é o funcionamento do espetáculo Mentira! , que terá sua estréia nacional no Festival de Curitiba no Espaço Cultural Falec. Dois planos de realidade entram em conflito, a partir do momento que a visão do autor é criticada pela camareira do teatro.


No palco cada personagem será interpretada por dois atores, que integram dois grupos de atuação: A e B. Assim, num diálogo de espelhos, o conflito muitas vezes aparece no equívoco; nas falhas de comunicação entre os planos de realidade e os grupos de atuação. As conclusões ficarão a cargo do espectador, que será convidado desde o começo a participar deste jogo de linguagem e convencimento.


A dramaturgia e direção são de Alexandre França que além de Mentira! estará com outros dois textos em cartaz no Festival: Final do Mês e Habituès. A peça conta ainda com a participação de atores de diversas companhias de teatro da cidade, que vem marcando presença na produção local, tais como: Companhia Silenciosa, Companhia Elenco de Ouro, Heliogábalus, Cia. Despida de Teatro e Dezoito Zero Um – Companhia de Teatro (esta última, fundada pelo autor e diretor em parceria com as atrizes Verônica Rodrigues e Helena Portela). A idéia é misturar a linguagem e a bagagem artística de cada artista envolvido, com o objetivo de proporcionar ao espectador um espetáculo único, que passe longe do lugar comum.


Serviço

Mentira!

Texto e Direção: Alexandre França

Com Verônica Rodrigues, Simone Magalhães, Maia Piva, Kassandra Speltri, Leo Glück, Helena Portela, Ricardo Nolasco e

Paulo Vinícius.

Part. Especial - Luthero de Almeida.

Trilha: Gilson Fukushima

Luz: Karol Gubert

Realização: Dezoito Zero Um – Companhia de Teatro.




em Março de 2009

dia 26 as 18 horas;

dia 27 as 21 horas;

dia 28 as 12 horas;

dia 29 as 15 horas.




No Espaço Cultural Falec

Na Mateus Leme, 990

ao lado da pizzaria Calabouço.

Dezoito Zero Um no Facebook

Arquivo do blog