.

sábado, maio 31, 2008

...e saiu na Gazeta do Povo!

Divulgação / Claudete Pereira Jorge e Helena Portela: parentes também na vida real Claudete Pereira Jorge e Helena Portela: parentes também na vida real
Teatro

Dívidas entre mãe e filha

Espetáculo Final do Mês, escrito e dirigido pelo curitibano Alexandre França, cumpre último fim de semana em cartaz no Hotel del Rey

Publicado em 30/05/2008 | Luciana Romagnolli

A mãe é uma psicóloga de classe média. Criou a filha de acordo com as diretrizes de sua profissão, com bastante liberdade de escolha. A garota, porém, agora se sente perdida. E a crise financeira com a qual as duas se deparam não ajuda em nada essa relação: A dívida no banco já ultrapassa R$ 6 mil e parece impossível conter os gastos da mais nova.

A trama de Final do Mês – espetáculo em cartaz no Hotel Del Rey apenas até este domingo – repete ligações familiares da vida real: a atriz Claudete Pereira Jorge, dona de uma sólida carreira no teatro curitibano, interpreta a mãe da personagem de Helena Portela, atriz que é sua filha também na realidade.

“Somos mãe e filha completamente diferentes das da peça. A gente está experimentando uma nova forma de relação que não me agrada absolutamente, mas é muito interessante”, comenta Claudete. Ainda que diferentes, porém, a relação real contribui para a ficcional com uma “química” maior e “semelhanças de gestos” que intensificam o texto, na opinião da mãe.

A peça inédita foi escrita pelo jovem dramaturgo curitibano Alexandre França, que também dirige o espetáculo, “quase por encomenda”. “O França, nas discussões com a mãe dele, começou a escrever frases soltas e dizia que um dia colocaria isso no teatro. Quando eu pedi um texto para mim e a Helena, ele partiu dessa primeira idéia”, conta Claudete, entre elogios: “ele escreve muito bem”.

Mínimo

A montagem estreou na sala de convenções do Hotel Del Rey, com o mínimo de elementos cênicos (um cenário reduzido a duas cadeiras e uma mesa) e o foco nas atuações e no texto. Foi um teste para ver como a montagem funcionaria “nua e crua”. O resultado agradou Claudete, mas ela não descarta mudanças futuras. Final do Mês deve voltar ao cartaz no Mini-Guaíra em agosto, com a possibilidade de alterações na luz, cenário e figurino.

Mais informações, no roteiro.

Dezoito Zero Um no Facebook

Arquivo do blog