.

quarta-feira, dezembro 09, 2009

Outras Leituras no Caderno G

Elenize Dezgeniski / Ranieri González, dirido por Nena Inoue, lê três contos de Dalton
Ranieri González, dirido por Nena Inoue, lê três contos de Dalton

Teatro

Trevisan e Salinger no Espaço Cênico

Publicado em 09/12/2009 | Luciana Romagnolli

O Espaço Cênico sedia até domingo leituras diárias de diferentes textos literários empreendidas por diretores e atores locais. Hoje, às 21 horas, a companhia Iconoclastinhas experimenta em cena escritos inéditos de Luiz Felipe Leprevost: O Butô do Mick Jagger, com Uyara Torrente e Martina Gallarza.

Na quinta-feira (10), também às 21 horas, um Dalton Trevisan lírico que ganha voz no solo do ator Ranieri González, dirigido por Nena Inoue. São três contos curtos: “Firififi”, “O Grande Circo de Cavalinhos” e “O Fim da Fifi”, os mesmos apresentados no Teatro da Caixa em setembro de 2008.

A programação, batizada de Outras Leituras, foi pensada para aproximar profissionais da cena curitibana que, segundo Nena, compartilham um olhar específico, fundado no gosto pela literatura, a força da palavra e a concisão. Por seu caráter mais livre, ainda em processo, a leitura cênica é para a diretora um espaço de experimentação maior e de inclusão do público.

As atividades seguem du­­rante o fim de semana com A Língua Cortada, na sexta-feira (11), às 21 horas. O texto de Alexandre França, que Edson Bueno dirige, tem Rosana Stavis e Pagu Leal como porta-vozes de duas personagens que se embrenham em uma discussão depois de participarem de um jogo da verdade.

Sábado (12), no mesmo horário, em vez de leitura está marcada a apresentação do violonista Octavio Camargo e suas canções com parceiros como Thadeu Wojciechowski, Odacir Mazzarolo e Chiris Gomes.

O Outras Leituras termina no domingo (13), às 19 horas, quando o diretor da Sutil Companhia, Felipe Hirsch, e jovens atores escolhidos por ele em uma audição se ocupam de textos do norte-americano J. D. Salinger (de O Apanhador no Campo de Centeio). Na semana seguinte, o Espaço Cênico realiza uma oficina livre de teatro coordenada por Nena Inoue, entre 18 e 20 de dezembro.

Serviço

Outras Leituras. Espaço Cênico (R. Paulo Graeser Sobrinho, 305), (41) 3338-0450. 2ª a sáb. às 21 horas e dom. às 19 horas. Entrada franca. Até 13 de dezembro.

Dezoito Zero Um no Facebook

Arquivo do blog