.

terça-feira, julho 08, 2008

E na Gazeta do Povo...


Canções sob baixas temperaturas

Músicos curitibanos apresentam suas composições durante o mês de julho do Wonka Bar. Alexandre França e Bárbara Kirchner são os primeiros

Publicado em 08/07/2008 | Luciana Romagnolli

Há quem diga que as baixas temperaturas curitibanas criam um ambiente distinto – se comparado ao restante do país que vive acima do Trópico de Capricórnio – a ponto de imprimir uma marca na produção cultural local.

Esse impacto seria perceptível na música produzida aqui, por exemplo, e, se é que ele acontece de fato, sua conseqüência seria distanciar a identidade sonora da capital paranaense dos ritmos quentes mais comumente associados à “brasilidade”.

Divulgação

Divulgação / Alexandre França canta faixas do disco A Solidão Não Mata, Dá a Idéia, além de inéditas
Ampliar imagem
Essa é mais ou menos a idéia por trás do Composições de Inverno, evento musical que pode ser prestigiado todas as terças-feiras do mês de julho no Wonka Bar. A programação aposta na personalidade dos compositores curitibanos, que se destacariam no cenário musical brasileiro por características diferenciadas, como a ambientação urbana e um pessimismo que, no fundo, ocultaria um desejo de redenção.

Sarcasmo

A primeira noite do evento, que começa hoje, promove o encontro do poeta, músico e dramaturgo Alexandre França com a cantora e compositora Bárbara Kirchner, ex-vocalista das bandas Zaius e Nefelibatas. “A poética daqui é diferente, a gente é mais sarcástico”, diz França, para quem a sonoridade local “é menos brasileira do que poderia ser”. “Isso não é bom ou ruim, é uma característica da música do sul”, explica.

Os dois artistas cantam 15 músicas, separadamente e em duo. Ao repertório, trazem composições que fizeram em parceria um com o outro, como “Admiravelmente em Forma”; canções do primeiro disco de França, A Solidão Não Mata, Dá a Idéia; cinco inéditas do poeta, que devem integrar seu segundo disco, previsto para ser lançado no ano que vem; além de criações de Bárbara Kirchner em dobradinhas com Octavio Camargo e Thadeu Wojciechowski, com quem ela gravou os discos independentes Língua Madura, Ciúmes de Horror e Nabuto Almada.

Na fila

Na próxima terça-feira (15), é a vez de Luiz Felipe Leprevost subir ao palco do Wonka Bar, acompanhado por Uyara Torrente, Diogo Zavadzki, Denis Mariano e Léo Fressato, em um espetáculo dirigido por Nina Rosa Sá (da companhia teatral Provisória). Nas semanas seguintes, o espaço recebe Carlito Birolli, Cauê Menandro e Troy Rossilho, entre outros músicos (leia mais no quadro).

Serviço

Composições de Inverno, com Alexandre França e Bárbara Kirchner. Wonka Bar (R. Trajano Reis, 326), (41) 3026-6272. R$ 5.

Escalação

O Wonka Bar promove o encontro de compositores curitibanos todas às terças-feiras de julho, no evento Composições de Inverno, que apresenta um panorama da música escrita na capital paranaense. Confira a programação:

Dia 8 – Alexandre França e Bárbara Kirchner

Dia 15 – Luiz Felipe Leprevost acompanhado por Uyara Torrente, Diogo Zavadzki, Denis Mariano e Léo Fressato. Direção de Nina Rosa Sá.

Dia 22 – Carlito Birolli e Cauê Menandro acompanhados por Iria Braga e Luana Godinho.

Dia 29 – Troy Rossilho acompanhado por Mazzar e Davi Sartori.

Dezoito Zero Um no Facebook

Arquivo do blog